Atenção Guardas Municipais

Atenção Guardas Municipais

domingo, 14 de dezembro de 2014

Guarda Civil de Bragança Paulista intensifica policiamento preventivo e prende drogas e traficantes

A Guarda Civil Municipal intensificou, desde segunda-feira, dia 1º de dezembro, o policiamento no bairro Jardim Águas Claras. A medida visa inibir a prática de tráfico de drogas na região, já que são constantes as denúncias no local. Durante os patrulhamentos, são realizadas abordagens a indivíduos em atitudes suspeitas, pesquisa dos emplacamentos de veículos, vistoriados de terrenos baldios, entre outras ações. Na tarde desta terça-feira, dia 2, as equipes da Guarda Civil surpreenderam em atitude suspeita um maior de idade e três menores. Todos tentaram fugir quando perceberam a presença dos policiais, mas foram abordados e revistados. Com eles, foram encontrados apenas dinheiro e celulares, porém, nas proximidades, foram encontrados 43 pinos de cocaína e 16 pedras de crack. O caso foi apresentado na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) e as drogas apreendidas. As ações no bairro irão continuar, assim como acontecem também em diversos outros pontos da cidade, com o objetivo de combater criminalidade, principalmente o tráfico de drogas. Fonte: Portal Bragança

Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2014/12/guarda-civil-de-braganca-paulista.html

GCM coloca em ação programa “Osasco Seguro”

Planejamento estratégico, eficácia nas ações e combate ao crime. Estas são algumas das metas da Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) com a implementação do programa “Osasco Seguro”, que ocorre todos os dias, das 15h às 23h, neste período de final de ano e festividades no município. 
A ação começou na terça-feira (2) e segue durante os meses de dezembro e janeiro. A iniciativa visa contribuir com a prevenção de crimes e zelar pela manutenção do código de posturas municipais e preservação do patrimônio público. “Buscamos estratégias nas ações operacionais da GCM no período, principalmente, de vésperas de Natal e de Ano Novo, momento em que a concentração de pessoas nos espaços públicos e nos comércios é intensa”, afirma o comandante geral da Guarda Civil Municipal de Osasco, Paulo Siqueira. 
O secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, André Santiago, reforça o posicionamento do comandante. “Garantiremos ao cidadão o direito de usufruir dos espaços públicos, razão pela qual contamos com grande efetivo da GCM atuando em diversas áreas com operações especiais. 
Estaremos em praças, parques, hospitais, terminais rodoviários, vias públicas e em mais locais para coibir crimes e irregularidades”, explicou. O programa “Osasco Seguro” é um trabalho estratégico que engloba todas as operações da GCM e dá maior eficácia às suas ações. A iniciativa já realizou nos meses de outubro e novembro, um mapeamento de toda a extensão da cidade e atuará com policiamento nas modalidades de patrulhamento a pé, motociclistas, viaturas, bicicletas, e ainda conta com o apoio das coordenações estratégicas e operacionais das bases móveis e fixas espalhadas pelo município. Com informações da Agência de Notícias/PMO

Guarda Municipal de Belém atuará na operação “Boas Festas”

Policiamento será reforçado em locais de grande movimentação

Com objetivo de prevenir e combater a criminalidade nas festas de final de ano, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deu inicio na manhã desta sexta-feira, 12, a operação "Boas Festas". A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar na operação diuturnamente com efetivo de 80 homens em escala de revezamento com policiamento ostensivo a pé, além de oito viaturas que realizarão rondas em pontos estratégicos do centro comercial e no entorno dos shoppings.

A operação Boas Festas segue até o final deste mês de dezembro e vai reforçar o patrulhamento e o policiamento ostensivo em toda a área do comércio de Belém, com ênfase para os grandes locais de compras, como shoppings e o centro comercial, além dos pontos turísticos e logradouros com maior circulação de pessoas. A operação será executada de forma integrada, com o apoio e a participação de diversas instituições de segurança das esferas estadual e municipal, e contará com posto de comando integrado instalado na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz.

Para o chefe de operações da Guarda Municipal de Belém, Inspetor Edison Vander, esta integração dos órgãos de segurança é fundamental para garantir ao cidadão a tranquilidade necessária na hora de efetuar suas compras. “Entretanto, é necessário lembrar que a população também faça a sua parte, e a nossa recomendação é que o cidadão evite andar com objetos que chamem atenção, tais como, roupas e bolsas de marca, evite o uso do celular em via pública, esteja sempre acompanhado de alguém e que evite circular em local ermo. Lembramos também que em qualquer atitude suspeita não reaja e procure um agente de segurança pública, seja ele da Guarda Municipal de Belém, da Polícia Militar ou da Polícia Civil”, ressaltou o Inspetor.

A operação Boas Festas será coordenada pela Polícia Militar e terá o apoio da Polícia Civil (Delegacia de Polícia Especializada e Diretoria de Polícia Metropolitana), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Guarda Municipal de Belém, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon).



Texto: Lucelia Fernandes
Foto: Ascom GMB
Guarda Municipal de Belém (GMB)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

GARANHUNS TERÁ GUARDA MIRIM E RONDA ESCOLAR



Mais um projeto com foco na política de prevenção à violência em Garanhuns foi aprovado pelo Governo Federal. Desta vez, o planejamento terá como público-alvo os alunos das Redes Estadual e Municipal de Ensino. O projeto, idealizado pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), prevê a implantação do Conselho Municipal de Segurança Comunitária, Ronda Escolar e da Guarda Mirim de Garanhuns. A aprovação foi oficializada na 97ª reunião do Fundo Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF).

A Ronda Escolar irá funcionar com arte-educadores e guardas municipais capacitados, que abordarão, em sala de aula, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ensinamentos de educação ambiental, bullying, educação para a convivência no trânsito, prevenção ao uso de drogas e respeito ao patrimônio público.

A Guarda Mirim será levada para os distritos de Iratama, Miracica e São Pedro. De acordo com a presidente da AMSTT, Ana Rossini, a ideia dessa iniciativa é acompanhar crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades em sala de aula. “Duas vezes por semana, após identificação da necessidade de cada aluno, eles participarão de atividades extraclasse, incluindo reforço escolar e conhecimento da cidadania”, detalha.
O Conselho Municipal de Segurança Comunitária, que vai para segunda votação na Câmara de Vereadores amanhã (05), servirá para debates e decisões sobre as temáticas que envolvem prevenção às drogas e melhorias da segurança. Ele deve ser composto por órgãos governamentais e não-governamentais, sendo assim, paritário. Todas as metas dos projetos da AMSTT contarão com as parcerias da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Secretaria da Juventude para a execução.

O MJ informou que todos os empenhos, dos projetos aprovados pelas prefeituras do país, devem ser pagos até o dia 30 de dezembro deste ano. Após a chegada dos recursos, ações devem iniciar em Garanhuns no primeiro semestre de 2015. 

Texto: Cloves Teodorico
Foto: Valber van der Linden 

PEC aprovada na CCJ torna segurança competência comum a União, estados e municípios

O relator, Vital do Rêgo, e o autor, Ricardo Ferraço, na reunião da CCJ desta quarta-feira (3)
Marcos Oliveira/Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) a Proposta de Emenda Constitucional 33/2014, que inclui a segurança pública entre as obrigações de competência comum entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O projeto segue agora para o Plenário, onde passará por dois turnos de discussão e votação.
Com as modificações propostas pela PEC, a segurança pública passaria a figurar no artigo 23 da Constituição, que trata das competências comuns dos entes federativos. Ela também seria incluída no artigo 24, que fala dos temas sobre os quais tanto a União quanto os estados e o DF podem legislar.
O autor da PEC, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), explica que a Constituição já atribui ao poder público brasileiro, de forma geral, o dever de garantir segurança à população. No entanto, diz ele, é necessário explicitar essa obrigação para todos os níveis do Estado.
“A violência e a criminalidade são fenômenos extremamente complexos e dinâmicos, e para enfrentá-los é necessário um grande esforço integrado e compartilhado”, escreve Ferraço em sua justificativa. Na sua opinião, trata-se de “uma omissão” dos constituintes de 1988, que deve ser corrigida.
O relator da matéria na CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou voto favorável com duas emendas de redação, que não modificam o conteúdo da PEC. Vital lembra que a área de segurança pública já é compartilhada por órgãos federais (como a Polícia Federal) e estaduais (as Polícias Militares, por exemplo) e, cada vez mais, pelas guardas municipais — que demonstram que os municípios também se ocupam dessa atividade.
Dessa forma, enfatiza o relator, é oportuna a adequação do texto constitucional “a fim de extirpar quaisquer eventuais dúvidas existentes a respeito da competência comum de todos os entes da federação brasileira no que tange à garantia da segurança pública”.
Na recente eleição presidencial, vários candidatos defenderam a inclusão da segurança pública entre as atribuições constitucionais do governo federal.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

OS AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL INICIA FISCALIZAÇÃO DE MOTOTAXISTAS EM GARANHUNS



amstt fiscalizaçao de mototaxistas em garanhuns agresteviolento.com (2)
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou, nesta segunda-feira (01), a fiscalização do serviço de transporte individual de passageiros de Garanhuns. Sete agentes da autoridade de Trânsito (GUARDA MUNICIPAL) participaram da primeira blitz. Duas motos, por seus condutores estarem exercendo a profissão de mototaxista irregularmente, foram apreendidas. Para trabalhar de forma regular é necessário estar cadastrado na AMSTT e com os documentos da motocicleta em dias.
amstt fiscalizaçao de mototaxistas em garanhuns agresteviolento.com (3)
De acordo com o diretor de Trânsito, Elielson Pereira, a ação de fiscalização faz parte do cronograma de atividades em prol da melhoria do serviço no município. “Tivemos o processo de convocação por Edital, cadastro, emplacamento com placas vermelhas, e iniciamos a instalação de pontos de trabalho, incluindo sinalização e distribuição. Hoje, mais uma etapa foi concretizada. As blitz serão regulares”, pontua.
amstt fiscalizaçao de mototaxistas em garanhuns agresteviolento.com (1)
Atualmente, mais de 300 profissionais estão regularizados para atuarem em Garanhuns. Alguns desses ainda estão aguardando a placa vermelha, instalada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) CERCA ÔNIBUS E DETÉM OITO JOVENS QUE REALIZAVAM ARRASTÃO


Cinco mulheres e três homens realizaram um arrastão na noite da última segunda-feira (24/11), em um ônibus do transporte coletivo que faz a linha Marcos Freire III/DIA, em Aracaju (SE). 
Jéssica Resende, 19 anos, e os demais adolescentes entre 13 e 17 anos foram detidos na avenida Adélia Franco. Após roubar os pertences dos passageiros, os jovens tentaram fugir pelas janelas, mas o veículo foi cercado pela Guarda Municipal de Aracaju. Jéssica foi autuada em flagrante por roubo qualificado. Já os adolescentes foi confeccionado um auto de apreensão por ato infracional de roubo qualificado.


Fonte: http://www.jornaldesergipe.com.br/2014/11/guarda-municipal-cerca-onibus-e-detem.html