Atenção Guardas Municipais

Atenção Guardas Municipais

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura cria projeto de Ronda Escolar


Ronda Escolar vai atuar nas escolas do município
O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta quinta-feira (29) um convênio no valor de R$ 1.656.000,00 com o propósito de integrar as secretarias municipais de Educação (SME) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) na condução do programa de Ronda Escolar. O programa prevê patrulhamentos ostensivos e monitoramento das ações e atividades no entorno das escolas municipais.

O programa de Ronda Escolar irá contar com uma estrutura composta por quatro viaturas, duas motocicletas e 20 guardas municipais, que receberão diárias operacionais para executarem o patrulhamento em seus dias de folga.

Para o prefeito Carlos Eduardo, o convênio entre as secretarias vai proporcionar mais tranquilidade tantos aos alunos, como também aos professores e aos pais que deixam seus filhos todos os dias nas escolas. “Com o aumento constante da violência, muitos alunos deixam de frequentar as salas de aula e os pais, muitas vezes com medo dessa violência, permitem que seus filhos não vão à escola. Queremos acabar com esse problema a partir da instituição da Ronda Escolar”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

A solenidade reuniu o prefeito Carlos Eduardo, o secretário da Semdes, Paulo César, e o comandante da GMN, Gilderlan de Souza.
Ainda segundo o prefeito, a população que mora próxima às escolas da rede municipal também será beneficiada pelo programa. “A implantação da Ronda Escolar vai melhorar a segurança para essas pessoas, já que suas casas ficam em áreas vizinhas às escolas e que serão patrulhadas”. O convênio firmado nesta quarta-feira tem prazo de dois anos e dois meses. Todos os recursos que serão repassados mensalmente aos guardas municipais que compõem o pelotão escolar serão oriundos da Secretaria Municipal de Educação (SME), à qual caberá a fiscalização das atividades exercidas pelos agentes.

Para a secretária municipal de Educação, Justina Iva, o programa é de extrema importância para trazer de volta a segurança para o ambiente escolar. ‘’Assinamos hoje um convênio importantíssimo. Esperamos que, com o patrulhamento diário das escolas, fatos lamentáveis que já aconteceram, como a invasão de escolas por parte de bandidos, não irão mais acontecer’’, pontuou ela. O secretário Paulo César Ferreira da Costa, titular da Semdes, também participou da solenidade no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, e se disse convicto do sucesso da iniciativa.


Assecom PMN.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D´OESTE (SP) APREENDE QUASE 100 QUILOS DE MACONHA


Quase 100 quilos de drogas, 94,9 quilos só de maconha, foram apreendidos pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Santa Bárbara d'Oeste, na noite de anteontem. O entorpecente estava em um barril enterrado numa mata e foi descoberto após denúncia anônima de um morador da ocupação Zumbi dos Palmares.

O CASO

Os guardas encontraram as drogas em uma mata entre os bairros Jardim das Orquídeas e Parque dos Lírios, por volta das 18h30. Eles foram ao local após receberem denúncia anônima. Um morador da ocupação Zumbi dos Palmares relatou que ouviu traficantes mencionarem o esconderijo das drogas, localizadas em um tambor de plástico enterrado.
Além dos 94,9 quilos de maconha, divididos em 61 tijolos, outro tijolo de crack pesando 1,1 quilo e 700 gramas de um pó branco foram encontrados no tambor. Onze mil pinos vazios usados para armazenar cocaína e duas balanças de precisão também foram encontrados pelos guardas. O material foi levado ao plantão policial, onde o caso foi comunicado.
Segundo relatos dos guardas, durante o registro do caso nenhum suspeito foi preso pela propriedade da droga. A delegada plantonista que acompanhou a ocorrência, Olívia dos Santos Fonseca, determinou pela apreensão do entorpecente. O caso será encaminhado para o 2º Distrito Policial. Seis guardas do Apoio Tático participaram da apreensão.

EVOLUÇÃO

"Essa foi a maior apreensão de drogas feita este ano na cidade", comentou o secretário de Segurança de Santa Bárbara, Rômulo Gobbi, que também coordena a GCM.
De acordo com ele, a droga pode pertencer a um traficante no bairro Nova Conquista, que é próximo ao Zumbi dos Palmares.
"O traficante está evoluindo e não guarda a droga debaixo da cama. O armazenamento da droga longe do traficante é para dificultar a propriedade do entorpecente", ressaltou Gobbi.
O secretário adiantou que a intenção é trabalhar em conjunto com outras forças policiais, mas que "tem casos que não se pode deixar para depois e o guarda deve agir".


Guarda de Londrina (PR) recebe ônibus com câmeras para monitoramento


A Guarda Municipal (GM) recebeu um ônibus de monitoramento equipado com nove telas para combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em Londrina. O veículo possui quatro câmeras externas, banheiro, frigobar, microondas e mesa para atendimento externo ou reunião. 
O monitoramento das nove telas será realizado por equipes formadas por três guardas municipais e as imagens serão utilizadas pelas forças de segurança do município. Os servidores irão passar por capacitação específica para a execução desse trabalho. 

Além disso, o município irá receber mais um ônibus e outras 20 câmeras externas para cada veículo, as quais serão instaladas para captar as imagens em áreas estratégicas. 

A ação integra o programa "Crack, é possível vencer", do governo federal, executado em parceria com a Prefeitura de Londrina.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--1273-20141028

Prova do concurso da Guarda Municipal de Recife (PE) é adiada


Prevista para acontecer no próximo dia 16, a prova objetiva do concurso para a Guarda Municipal de Recife, foi adiada.
Segundo o comunicado publicado no site do Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad), organizador do concurso, a mudança ocorreu porque vários eventos serão realizados na data. Ainda segundo o comunicado, o novo cronograma será divulgado até o dia 30 de novembro.

O concurso que reúne 45.518 candidatos na disputa por 1.355 vagas de Guarda Municipal chegou a ter as provas realizadas no dia 1º de junho, conforme constava no edital de abertura, mas devido a diversos problemas como falta de luz, ocorridos durante a aplicação as provas foram suspensas.

Um novo cronograma foi divulgado no início de agosto, remarcando as provas para o dia 16 de novembro. Agora, pouco antes de liberar o cartão de inscrição, o organizador informa que a data da prova será alterada e que o resultado final da seleção será divulgado até agosto de 2015.

Com informações da Folha Dirigida

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Tribunal de Justiça concedeu salvo conduto para a Guarda Civil de Laranjal Paulista


Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista, obteve na Justiça um habeas corpus que assegura aos guardas do município usarem armas de fogo mesmo fora do horário de trabalho. A decisão foi da juíza Eliane Cristina Cinto, da 1ª Vara Criminal do fórum da cidade.

A lei do desarmamento diz que em municípios com população menor de 50 mil habitantes, os guardas não devem usar armas de fogo no trabalho. "Ora, em princípio, e considerando que por expressa disposição legal, os guardas municipais de Laranjal Paulista  estão autorizados a portar arma de fogo no estado de São Paulo.  

“ Primeiramente, importante consignar que já há habeas corpus impetrado anteriormente, ocasião que foi deferido à Guarda Civil Municipal de Laranjal Paulista a possibilidade de portarem arma de fogo, desde que legalmente habilitados, durante o exercício de suas funções e no deslocamento de sua residência para o trabalho e vice-versa, nos limites do município.
Tal decisão ainda determinou a observância do disposto no artigo 6º, §3º da Lei 10.826/2003.”

"Esse salvo-conduto é uma conquista muito importante que resolve uma injustiça antiga. Porque é que quando o guarda está fardado e de serviço ele é considerado apto para usar arma e quando está de folga a aptidão não é considerada?” pergunta o Guarda municipal Cláudio. "O salvo-conduto vai trazer uma importante retaguarda para o guarda", continua a  dizer que agora o guarda já pode usar arma fora do horário de serviço desde que a mesma seja registrada. "A discussão é quanto ao artigo sexto da lei do desarmamento, que causa uma discriminação entre as cidades. Os guardas que usavam suas armas particulares fora do trabalho poderiam ser presos por porte ilegal. Agora isso não vai acontecer mais", disse.


Link : 

sábado, 25 de outubro de 2014

Trezentos policiais da Guarda Municipal de Belém (PA) atuarão durante as eleições


O esquema de segurança para as eleições envolverá 300 guardas distribuídos em 47 postos fixos, além de 10 veículos e 20 motos, que farão rondas permanentes.

No próximo domingo, 26, a Guarda Municipal de Belém vai atuar na segurança de 47 zonas eleitorais sediadas em escolas municipais. Trezentos guardas serão distribuídos em pontos fixos e haverá ainda 10 veículos e 20 motos fazendo rondas volantes.

“Para garantir a tranqüilidade no pleito eleitoral, a GMB vai destacar 150 guardas por turno. Inicialmente, serão dois guardas por escola, atuando na fiscalização preventiva e fazendo a segurança dos eleitores. Mas, dependendo da movimentação em determinadas zonas eleitorais esse número poderá aumentar", explica o Inspetor Chefe da Divisão de Operações, Edison Vander.

Dez viaturas farão a fiscalização itinerante, no período da manhã e tarde, garantindo apoio aos guardas nos postos fixos e atuando em rondas permanentes pela cidade. "Nosso papel é assegurar que o cidadão belenense cumpra o seu papel cívico com tranquilidade. O contingente será deslocado a partir das seis horas do domingo e permanecerá nas escolas até o fim da votação", ressalta o Comandante da Guarda Municipal de Belém, Carlos Machado.

Texto: Lucelia Fernandes
Foto: Ascom GMB
Guarda Municipal de Belém (GMB)

Cabo de Santo Agostinho PE, tenta agilizar porte de arma para guarda municipal


A cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, tenta agilizar a liberação do porte de arma para a guarda municipal após a sanção da Lei 13.022/2014, no dia 8 de agosto, pela presidente Dilma.

Na última quarta-feira (16), o secretário de Defesa Civil do Cabo, José Leandro, esteve reunido na sede da Polícia Federal, no Recife, com a delegada Madeleine Campos. Foi discutido o andamento do laudo psicológico que credenciará os guardas ao teste prático de tiro.

Com a nova regra, além da segurança patrimonial, os guardas terão poder de polícia. Eles poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil. Os profissionais deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados.




http://noticias.ne10.uol.com.br/grande-recife/noticia/2014/10/20/cabo-de-santo-agostinho-tenta-agilizar-porte-de-arma-para-guarda-municipal-515301.php
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/10/cabo-de-santo-agostinho-tenta-agilizar.html#sthash.B7c1hnZa.dpuf

Homem é multado e incendeia viatura da Guarda Municipal do Rio, RJ.




Rio - Inconformado por ter seu carro multado por guardas municipais, por volta das 23h desta quarta-feira, um homem ainda não identificado, de revólver em punho, resolveu tomar satisfação com os agentes da prefeitura do Rio. Ele saiu do prédio onde estava, na Rua Jaime Poggi, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e disparou duas vezes contra eles. A arma falhou e os guardas se abrigaram na tentativa de se proteger contra novos tiros.


Homem atirou contra guardas e ainda ateou fogo contra viatura da Guarda Municipal em JacarepaguáFoto: WhatsApp O DIA

Nesse tempo, o homem ateou fogo na viatura da Guarda Municipal. Outros guardas que estavam próximo ao local, reprimindo o estacionamento irregular, foram alertados por pedestres e correram até o veículo. Um dos guardas, identificado como Rinaldo, tentou retirar documentos e pertences do interior do carro em chamas, e acabou se ferindo. 

O incendiário fugiu do local e a polícia está tentado idenficá-lo. Procurada, a Guarda Municipal confirmou o ataque à viatura na Rua Jaime Poggi. O órgão afirmou que não havia guardas no interior do veículo. O caso foi registrado como dano ao patrimônio na 32ª DP (Taquara).

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-10-23/homem-e-multado-e-incendeia-viatura-da-guarda-municipal.html
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/10/homem-e-multado-e-incendeia-viatura-da.html#sthash.Wnelranh.dpuf

Em Londrina PR, a câmara aprovou em primeiro turno o projeto de lei que autorizou curso de tiro da guarda municipal. -



A câmara aprovou em primeiro turno o projeto de lei que autorizou a abertura de crédito de R$ 110 mil para o pagamento do curso de tiro da guarda municipal. 

A verba serve somente para o pagamento dos instrutores, ou seja, não será utilizada para custear gastos com transporte, diárias ou alimentação. 

O secretário de Defesa Social, Rubens Guimarães, informou que o município está firmando um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, porém o processo ainda deve demorar.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31--152-20141020 - See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/10/em-londrina-camara-aprovou-em-primeiro.html#sthash.QkuYf4wu.dpuf

Em Itú SP, Guarda Municipal renova porte de arma com abrangência estadual.



Na manhã de terça-feira, dia 21 de outubro, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), o prefeito Antonio Tuíze, acompanhado do secretario de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, assinou o Termo de Renovação de Convênio com a Polícia Federal, Superintendência Regional do Estado de São Paulo, para a continuidade do porte de arma de fogo aos integrantes da GCM.

A assinatura deste termo acontece após aprovação da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) que autoriza o efetivo da Guarda a portar armas de fogo em todo o Estado e não mais apenas em suas cidades bases.

O convênio, resultado da parceria entre a Polícia Federal e a Prefeitura de Itu está em conformidade com os dispositivos legais contido na Lei n. 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), com validade de cinco anos.

http://www.itu.com.br/nossa-cidade/noticia/guarda-municipal-renova-porte-de-arma-com-abrangencia-estadual-20141022
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/10/em-itu-guarda-municipal-renova-porte-de.html#sthash.XHkzFa1a.dpuf

COM NOVA LEI GUARDA DE SÃO ROQUE SP, COMEÇA A REALIZAR COMANDOS NO TRÂNSITO DA CIDADE




A Guarda Civil Municipal de São Roque, pretende aumentar ainda mais a atuação de combate ao crime na cidade, depois que uma lei federal foi sancionada pela presidente, dando poder de polícia à guarda. A nova legislação determina que os oficiais protejam tanto o patrimônio público, quanto a segurança das pessoas e a ordem em diversas áreas do município. A lei ainda insere os guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública e permite que atuem na fiscalização do trânsito. Esse trabalho já começou a ser realizado em São Roque, após reunião entre o comando e o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

Com o suporte da base móvel, os guardas realizam comandos em diversos pontos da cidade. Nos primeiros dias, os trabalhos ocorreram em São João Novo, com verificação de documentos e procedência de veículos e motos. “Esse suporte, em especial nas áreas próximas a divisas, inibe meliantes que muitas vezes se utilizam de carros e motos roubadas, para praticarem delitos, bem como faz com que motoristas zelem mais pela segurança, mantendo extintores em dia, bem como toda a parte estrutural do meio de locomoção. Muitos acidentes ocorrem pela falta de manutenção de um veículo ou motocicleta, e isso coloca vidas em risco. Buscamos orientar e mostrar a necessidade do bom comportamento de todos”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

De acordo com comandante da Corporação, Lourival Rosa, a lei vem contribuir para melhorar o desempenho do efetivo. “Com a nova regulamentação, aumentará o entrosamento com o trabalho das Polícias Militar e Civil. Em São Roque, a CGM sempre apoiou a PM na medida do possível, um trabalho conjunto, muito unido e excelente. Isso sempre ajudou a otimizar a prevenção da criminalidade, que é um dos segmentos mais importantes para a guarda”, conta.

A Guarda recentemente recebeu reforço na frota, armamento, fardamento, rádio, e reajuste salarial, além da volta a antiga sede na Estação. Um levantamento aponta que nos últimos 6 meses o número de autuações e prisões pela GCM de São Roque mais do que dobraram após a corporação contar com estes investimentos. A corporação recebeu dois veículos Gol, duas Pálio Weekend, duas Duster, duas bases móveis e quatro motos. Recentemente, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, sancionou três importantes leis para a Guarda. O primeiro instituiu a ouvidoria e corregedoria, o segundo, estabeleceu o regimento interno da Guarda Municipal, e o terceiro, criou o regime disciplinar, instituindo entre outras coisas, o plano de carreira.




http://www.guiasaoroque.com.br/noticias/com-nova-lei-guarda-de-sao-roque-comeca-a-realizar-comandos-no-transito-da-cidade-12880
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/10/com-nova-lei-guarda-de-sao-roque-comeca.html#sthash.I5Xn3LHG.dpuf

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Trecho urbano de rodovia que liga Garanhuns a São João terá fiscalização intensificada



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) firmou convênio com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Pernambuco (DER/PE). O acordo, celebrado com o intuito de aumentar os trabalhos de fiscalização de veículos e segurança viária, tem vigência de um ano, podendo ser renovado outras vezes. Ao todo, 28 agentes de trânsito serão credenciados para atuarem na rodovia PE-177 e em trechos de outras rodovias estaduais, localizadas no âmbito do território do município.

Entre as atribuições estão a fiscalização no cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fiscalização conjunta dos transportes de passageiros, no que diz respeito à sua regularidade e segurança, incluindo transporte escolar e de aluguel; apreensão de veículos, quando for o caso; desenvolvimento de ações de engenharia de tráfego, após análise, estudo de dados e elaboração de diagnóstico de pontos críticos, inclusive com veiculação de campanhas educativas junto à população.

A presidente da AMSTT, Ana Rossini, e o diretor de trânsito da AMSTT, Elielson Pereira, estiveram, na última segunda-feira (20), em Recife, reunido com o coordenador de transporte e trânsito do DER, Carlos Jatobá, para alinhar detalhes da parceria. “A ideia é que possamos colocar em prática o plano de trabalho que foi feito. Também teremos compromissos de dar continuidade às capacitações internas e constante manutenção dos equipamentos de trabalho”, ressalta a presidente da autarquia.

É esperado, ainda, de acordo com o plano de trabalho preparado e finalizado em comum acordo entre os órgãos responsáveis, até 2015, uma redução de 5% no índice de mortalidade, aumento de iguais 5% na velocidade média de veículos de pequeno porte e melhoria de 10% na velocidade média de veículos maiores. Relatórios serão elaborados a cada três meses para disponibilizar informações de como estão resultando as estratégias.

Secom Pmg

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Guarda Municipal de Jundiaí localiza S 10 furtada‏

Na manhã desta terça feira (21), os guardas Gasparetto, Albanes, Pontes e Edval em patrulhamento com vistas a patrimônios públicos pela avenida São João, Ponte São João, receberam denúncia de um transeunte dizendo dando conta que um veículo S 10 estaria parada e aberta na rua Formosa.

Os guardas foram até a rua Formosa e localizaram o veículo Chevrolet s 10, cor verde, ano 2000, placas DCO 9344, estacionada no meio fio e toda aberta.

Em pesquisa pelo Sistema INFOSEG (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), constatou-se que o veículo é produto de furto na data de ontem (20)

A ocorrência foi encaminhada ao 3° Distrito Policial onde a autoridade determinou elaboração de boletim de ocorrência de auto localizado.

Em seguida, o veículo foi entregue para seu proprietário.

texto e foto Darlei Antônio
Assessoria de Imprensa GMJ

Centro de Vitória (ES) ganha posto avançado 24 horas da Guarda Civil Municipal



Prefeito Luciano Rezende e secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, inauguraram o novo espaço


"É maravilhoso ver como a Prefeitura de Vitória tem trabalhado pela segurança do Centro. Toda a nossa comunidade comemora essa conquista". Essa foi a afirmação de Amélia da Penha Nunes, mais conhecida como dona Amelinha, presidente da Associação dos Moradores do Centro, na solenidade de inauguração do posto avançado da Guarda Civil Municipal no Centro de Vitória, neste sábado (18).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a função estratégica do equipamento. “Pretendemos instalar outros postos como esse na Ilha das Caieiras, em Jardim da Penha e em Jardim Camburi, com o objetivo de atender espaços territoriais menores e, assim, tornar o trabalho da Guarda Municipal ainda mais eficiente".

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, o equipamento aumentará a sensação de segurança entre os moradores e comerciantes da região. "Nós já trabalhamos com rondas permanentes na região do Centro, mas, agora, principalmente na troca de turnos, acreditamos que a comunidade perceberá mais a presença dos agentes na região".

O professor de idiomas Laudemir Lima de Souza Júnior, morador da Vila Rubim há 12 anos, elogia a iniciativa. "Todo o esforço em prol da população é bem-vindo. E investir na segurança das pessoas é investir também em um dos direitos básicos de qualquer cidadão, que é o direito de ir e vir".

O agente comunitário da Guarda Civil Municipal de Vitória Marcelo Luiz Francisco contou que a comunidade esperava ansiosa pelo posto. "Acredito que, além de aumentar a sensação de segurança dos moradores, o fato de trabalharmos aqui também vai otimizar nosso tempo de trabalho, uma vez que nossa base estará mais próxima dos locais de patrulhamento e não ficaremos no trânsito, indo para uma base mais distante. Além disso, mais próximos da população, será mais fácil a troca de informações".
Posto

O posto avançado funciona na rua Caramuru, nº10, em um prédio de três andares localizado no antigo Centro de Referência DST/Aids. Ele será a base operacional de 10 agentes de proteção comunitária e 14 agentes de trânsito, por turno.
Revitalização

A criação do posto foi discutida com a comunidade e faz parte do planejamento de revitalização do bairro por parte da Prefeitura.

"É a região do Centro que tem o registro, que guarda a história da nossa cidade. Por isso estamos investindo também em cultura, saúde, educação na região central, com foco nas vidas de quem mora ou trabalha aqui", afirmou o prefeito.

Yuri Barichivich

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA (PE) REALIZA RONDAS NA ACADEMIA DAS CIDADES APÓS DENUNCIA DE POPULARES


Drogas encontrada com o suspeito abordado  pela Guarda Municipal

Após denuncia de populares sobre pessoas que estavam vendendo e usando drogas na Praça Academia das Cidades, a Guarda Municipal de Petrolina – PE realizou rondas no local, e durante uma abordagem deteve um suspeito com uma certa quantidade de maconha, o mesmo foi conduzido para a delegacia de policia local para o registro da ocorrências e demais providências.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Petrolina - PE

GUARDA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA (GO) TRABALHARÁ ARMADA


Corporação será a primeira armada do Estado. Desde abril, 140 homens já passam por formação e fazem uso de pistolas e revólveres

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia já começou a atuar armada e com armas obtidas pelos próprios guardas. A iniciativa, a primeira no Estado, trata-se de resultado de um convênio da prefeitura da cidade com a Superintendência da Polícia Federal, em abril do ano passado, e foi adotada após o cumprimento de algumas exigências feitas pela PF. Desde abril, cerca de 140 guardas, que passaram no curso de formação e tiro da Polícia Civil tem trabalhado armados com pistolas 380 e revólveres calibre 38. A Prefeitura abriu licitação para a compra de novos armamentos e, em breve, o arsenal será reforçado. O edital prevê a aquisição de 100 pistolas, cinco carabinas calibre 38 e cinco escopetas calibre 12. 
A medida não passou por votação na Câmara Municipal. Segundo o secretário de Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, sargento Jonas Alves Cachoeira, a ação independe de decisão do legislativo. A obrigatoriedade é obedecer os requisitos solicitados pela Polícia Federal. Dentre eles, além da formação em curso de tiro e técnica, existe ainda a necessidade de criação de uma corregedoria e de uma ouvidoria. Sargento Jonas Alves informa que todos esses requisitos foram atendidos, e acrescenta: “Eles requerem, em média, uma carga horária de curso de 160 horas. O nosso pessoal teve, ao todo, 230 horas”, diz.
A Guarda de Aparecida conta, hoje, com um efetivo de 233 homens. Desses, uma média de 10% não conseguiram aprovação nos cursos de tiro e, portanto, foram considerados ineptos para atuarem armados. Jonas Alves reconhece que a iniciativa é polêmica, até mesmo em razão do histórico vivido pelos colegas de corporação, em Goiânia. Há anos, a adoção de armas pelos guardas da capital é discutida e, até então, não se chegou a um consenso. O sargento rebate, no entanto, que o uso dos armamentos é essencial para a rotina dos homens, constantemente ameaçados e, conforme ele, alguns até agredidos.
Ele cita o caso da sede da Guarda, localizada no Garavelo Park, onde é possível encontrar sinais de tiro nas paredes. Certa vez, alguns rapazes, sabendo da facilidade de entrada e da vulnerabilidade dos homens, teriam ido ao local e efetuado disparos. Os prédios públicos vigiados pelos homens também eram invadidos com constância. “Eles não tinham temor. Com os guardas armados, isso vai reduzir, já que eles terão como revidar a essa injusta agressão”, expõe. Ele garante que a corregedoria criada recentemente vai investigar todos os possíveis casos de atitude irregular dos guardas. Segundo ele, existem algumas situações sendo analisadas, mas nenhuma referente às armas, mas sobre agressões e denúncias de atitude injusta. “O telefone da nossa ouvidoria é 153”, informa.


Fonte: GALTIERY RODRIGUES, O HOJE

AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE ITABERABA (BA) RECUPERA MOTO ABANDONADA


Moto abandonada recuperada pela Guarda Municipal de Itaberaba – BA.

Na noite desta segunda-feira, 20/10, por volta das 22:00 horas, Guardas Municipais de Itaberaba/BA recuperam uma moto abandonada nas proximidades da Pousada Bahia. Uma guarnição da Guarda Municipal identificou uma moto décor azul de placa policial JQB 6098 da cidade de Lauro de Freitas/BA com pneu furado e abandonada, os agentes da Guarda Municipal solicitaram apoio da PM e conduziram o veículo para delegacia local para as devidas providências.



Fonte: Guarda Municipal de Itaberaba/BA 

TROCA DE TIROS ENTRE GUARDAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS (SP) E BANDIDOS TERMINA COM UM MARGINAL MORTO E OUTRO PRESO



Troca de tiros entre Guarda Civis Municipais e vagabundos termina com um marginal morto e outro preso por policiais de Guarulhos, na Grande São Paulo
O fato aconteceu no Lago dos Patos, na Vila Galvão, em Guarulhos os marginais haviam praticado roubo a pedestre. 
Dois bandidos ocupando uma moto trocaram tiros com Guardas Civis e durante o tiroteio um bandido foi baleado e morreu quando era atendido no hospital Padre Bento, o segundo marginal foi preso e nenhum GCM ficou ferido.

Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil


sábado, 18 de outubro de 2014

Recife (PE) : Guardas municipais fazem passeata pela região central


Do G1 PE
Guardas municipais fazem passeata na Conde da Boa Vista, no Centro do Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)Guardas municipais fazem passeata na Conde da Boa Vista, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/CTTU)
Cerca de 150 guardas municipais realizavam uma passeata pela ruas do Recife, na manhã desta sexta-feira (17), para protestar por melhorias trabalhistas. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), às 10h55, eles estavam caminhando pela Avenida Conde da Boa Vista, na altura da Rua da Soledade. O sentido centro da via estava bloqueado.

A manifestação começou por volta das 9h30, na região da Praça do Derby. De lá, o grupo partiu em direção à Câmara dos Vereadores, no Parque 13 de Maio, no Centro da capital. No caminho, os manifestantes também chegaram a bloquear o trânsito na Avenida Governador Agamenon Magalhães. Eles pretendem seguir para a Câmara Municipal do Recife, na Rua Princesa Isabel.
De acordo com o guarda municipal Alberto Correa, um dos organizadores do movimento desta sexta, ainda não houve um acordo entre a categoria e a Prefeitura do Recife, que estão em processo de negociação desde o começo deste mês. “Não teve uma conversa nova e o diálogo com a prefeitura não reabriu. Queremos chamar atenção para nossa reivindicação, queremos alterar novamente o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV)”, afirma.

Entre as reivindicações, os guardas reclamam das mudanças salariais e pagamento do tíquete-refeição que foram implantadas no PCCV, que vigora há um mês, além de melhorias na jornada de trabalho. Segundo Alberto Correa, uma nova assembleia da categoria será feita na próxima semana, na Prefeitura do Recife, no Centro.
Em nota, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informou que "a Prefeitura do Recife já recebeu a comissão dos Guardas Municipais em, pelo menos, duas oportunidades nas últimas semanas para discutir a pauta apresentada pela categoria. Conforme acordado em reunião no último dia 2 com a comissão de representantes dos Guardas Municipais, a SADGP enviou um ofício para o Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (SINDSEPRE),  com as respostas das reivindicações.
O documento responde às demandas apresentadas pela comissão, como a questão da escala de plantão 12x36h e o pagamento de horas extras. As informações repassadas foram discutidas em uma reunião interna da SADGP, onde foram analisados tecnicamente todos os assuntos em questão.

A PCR reforça que os canais de comunicação formais continuam abertos com o SINDSEPRE e com a categoria, incluindo a comissão de vereadores oficialmente composta pela Câmara Municipal para acompanhar o processo de negociação. A Prefeitura  lamenta o uso de expedientes e estratégias que venham a prejudicar o cotidiano e bem estar dos cidadãos do Recife"
.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/transito/noticia/2014/10/recife-10h55-guardas-municipais-fazem-passeata-pela-regiao-central.html