Atenção Guardas Municipais

Atenção Guardas Municipais

domingo, 7 de setembro de 2014

Policiamento da Guarda Civil de Santo André atua em mais de seis mil ocorrências até agosto



Patrulhamento ostensivo tem conseguido melhores resultados na redução da criminalidade e defesa da população


Santo André, 1º de setembro de 2014 - Se antes a população já podia contar com a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), agora este serviço ganhou maior amplitude, respaldo legal e proximidade com a sociedade por intermédio do novo Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionado em 11 de agosto. De tentativa de suicídio a prisão por tráfico de drogas, as equipes da corporação impediram o aumento de mais tragédias e crimes.
 
Nos oito primeiros meses deste ano, a GCM contabilizou mais
de seis mil ocorrências atendidas. Somente a ROMO (Rondas Ostensivas com Motocicletas) atuou em cerca de 600 casos. Na semana passada, ao cumprirem mandatos judiciais em auxílio ao 3º DP, as equipes da Romo prenderam os ajudantes gerais Ricardo Evangelista Sanches, 27 anos, e a adolescente JCSF, 17 anos, por venda de entorpecentes. Ambos estavam na Avenida Pedro Américo comercializando as drogas. O maior foi preso e encaminhado à Cadeia Pública e a menor recebeu as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
No mesmo dia, 14 mandatos de prisão foram cumpridos; um foragido, capturado; 71 frascos de cocaína apreendidos, 82 de crack, 14 invólucros de maconha e comprimidos ecstazy. 

Embora as cidades brasileiras tenham dois anos para se adequar ao atual Estatuto Geral das Guardas Municipais, a corporação de Santo André já atende a nova legislação. “Para termos uma ideia de sua importância, em seu artigo 3º, a lei diz que é dever das guardas municipais a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas. Ou seja, estamos diante de uma ferramenta que definitivamente visa a proteção à vida e à cidadania”, afirmou o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, coronel José Luis Martins Navarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário