Atenção Guardas Municipais

Atenção Guardas Municipais

domingo, 7 de setembro de 2014

Guarda Civil de Santo André ganha oito bases comunitárias móveis e amplia policiamento preventivo


Veículos seguem padrão internacional de policiamento de proximidade; GCMs vão atuar mais perto da população´
A Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária entregou, dia (5), oito bases móveis que vão atender a população em uma nova modalidade de policiamento. Os veículos vão ficar estacionados em parques, praças e locais de grande circulação de pessoas, colaborando com a redução da criminalidade. Ao servir de ponto de referência, a cidadão se sentirá mais segura e mais próxima da GCM (Guarda Civil Municipal).

A corporação recebeu também 20 novas bicicletas, além de 40 equipamentos de proteção individual, 1.500 novos uniformes, 780 pares de botas, 32 rádios comunicadores e 20 bicicletas. “Uma GCM mais estruturada sinaliza para uma cidade mais segura. 

“As ações de patrulhamento de rotina, apesar de serem extremamente necessárias, tendem a distanciar o agente de segurança da população, pois torna-se uma atividade técnica e dinâmica com viaturas passando pelos bairros”, comentou o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, coronel Navarro. “As bases móveis são uma forma de aproximação e, como permanecem estacionadas por todo o dia em determinado local, os GMs poderão sair patrulhando a pé ou de bicicleta, complementando o policiamento”, completou.

Os veículos são unidades de atendimento avançado, com padrão internacional de policiamento de proximidade, para atuar próximo à população e responder demandas latentes de segurança. 

O policiamento de proximidade é uma prática bastante experimentada em países como os Estados Unidos, Inglaterra, França ou Holanda. De uma forma genérica, a finalidade aponta sempre no sentido de tentar reduzir a criminalidade e a insegurança a ela associada, além de aumentar a satisfação da população relativa aos serviços policiais prestados.

As bases móveis de Santo André são frutos de um convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e tiveram investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão.
 Subcomando GCM Rogério Durante a frente do dispositivo para início do evento


 Palanque com as autoridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário