Atenção Guardas Municipais

Atenção Guardas Municipais

terça-feira, 10 de junho de 2014

Guarda de Toledo / PR recebe autorização do Exército para compra de armas


O processo de armamento da Guarda Municipal foi um dos temas da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, na quinta-feira, 5, na sala de reuniões da prefeitura. O órgão reúne representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, entre outros, para discutir temas de interesse comum relacionados à segurança pública no município. Em função do reduzido número de participantes, abaixo do quórum mínimo exigido para a tomada de decisões, a reunião limitou-se ao repasse de informações gerais. Entre os assuntos debatidos estavam a compra de materiais para armamento da Guarda Municipal e o fato de uma viatura da Guarda Municipal ter sido atingida por projétil.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, em outubro do ano passado foi feita a licitação para compra de dez pistolas calibre 380 milímetros, que seriam utilizadas para treinamento dos guardas. O equipamento não pode ser entregue, em função da necessidade de autorização prévia pelo Exército, que ocorreu nesta semana. “Nesta semana recebemos o documento que autoriza a entrega das pistolas. Agora será feita a atualização dos preços e a aquisição”, informa. As novas pistolas vão se somar ao patrimônio do município, que já adquiriu 10 revólveres, em 2011, quando do início do processo de armamento da Guarda. As armas, no entanto, ainda não podem ser usadas, pois antes os
guardas devem submeter-se a treinamento específico.

Conforme o secretário, antes do curso de tiro ainda será feita a renovação dos registros dos revólveres, a prorrogação do prazo do convênio com a Escola Superior da Polícia Civil, que vai oferecer o curso, e uma nova licitação para compra de munições.

Vinte e cinco guardas municipais estão habilitados a participar do curso de tiro. Segundo o secretário, casa um terá um treinamento de 900 tiros “É um processo burocrático, mas assim que tivermos a munição, os guardas serão encaminhados para fazer o treinamento”, diz. Os guardas municipais somente poderão usar a arma em serviço. Após o horário de trabalho deverão entregar o equipamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário