Faça a sua inscrição no link abaixo
Atenção Guardas Municipais
segunda-feira, 18 de maio de 2015
quarta-feira, 18 de março de 2015
Comunidades de Garanhuns recebem ação sobre segurança pública
A iniciativa visa a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública Comunitária
| Foto: Secom Garanhuns / Divulgação |
A partir desta quarta-feira (18), moradores de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, poderão participar de uma série de fóruns comunitários para discutir questões de segurança pública. A ação visa conscientizar a população para a importância da participação na política de prevenção, culminando na formação do Conselho Municipal de Segurança Pública Comunitária. A primeira – entre nove localidades que receberão a ação itinerante – será a comunidade Manoel Chéu. O encontro começará às 19h30, em frente à Associação de Moradores, na rua Oscar Francisco.
As nove comunidades foram escolhidas com base em uma pesquisa realizada pelo 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que apontou os locais mais violentos da cidade. A ação é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e visa, ainda, compreender as causas da violência e da maior incidência de crimes nos pontos abordados. O estudo ainda ajudará a identificar as necessidades de cada comunidade. O plano inicial é de que aconteça um encontro por semana.
Também participarão outros órgãos que integram o Sistema de Segurança e Justiça, tais como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), bem como representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais.
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/03/17/interna_vidaurbana,566799/comunidades-de-garanhuns-recebem-acao-sobre-seguranca-publica.shtml
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Palestra - Saiba tudo sobre a PEC 534/2002, Assembléia legislativa de São Paulo - 04/03/2015
PALESTRA
SAIBA TUDO SOBRE A PEC 534/2002 E FAÇA SUA PARTE.
PALESTRANTE - ELIEL MIRANDA CIDADE SANTA BARBARA
DATA - 04 DE MARÇO DE 2015
HORÁRIO DAS 9 h AS 12 h
LOCAL - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SP -
AUDITÓRIO - PAULO KOBAYASHI
FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS GUARDAS MUNICIPAIS
PRESIDENTE - DEPUTADO CHICO SARDELLI
OBSERVAÇÃO ; FAREMOS UMA CARTA DE INTENÇÃO E PAUTA DE ATUAÇÃO.
CONTATOS
GCM CARLINHOS SILVA
ASSESSOR PARLAMENTAR
DEPUTADO CHICO SARDELLI
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
ELEIÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA (CONASP).
ELEIÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA (CONASP). POR QUE O CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS NÃO SE CANDIDATOU E PERDEU A CADEIRA DAS GUARDAS NESSE ÓRGÃO MAXIMO DA GESTÃO DE SEGURANÇA NO BRASIL? MAIS UMA VEZ AS GUARDAS TOMAM UM PASSA MOLEQUE DO CNGM. CHEGA DE HUMILHAÇÕES. ATÉ QUANDO VOCÊS VÃO TOLERAR ISSO?
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1067643053253215&set=a.860765910607598.1073741870.100000225904488&type=1&theater
Polícia indicia ex-PM que participou de briga com guarda baleada no rosto
O sargento reformado Daleimar Hilário Moreira, suspeito de fazer transporte clandestino na rodoviária de Belo Horizonte, foi indiciado pela Polícia Civil por exercício ilegal de profissão, desacato, desobediência e resistência.
Ele tentou evitar a abordagem de uma guarda municipal na entrada da rodoviária no dia 16 de janeiro. Eles começaram a brigar, militares e guardas entraram no conflito e a agente Lilian Emiliana de Oliveira acabou atingida no rosto por uma bala de borracha disparada por outro policial militar.
![]() |
| Guarda municipal passou por duas cirurgias; ela foi atingida por PM que ainda é investigado |
A delegada Cláudia Marra, da 4ª Delegacia centro, informou que concluiu o inquérito no dia 13 de fevereiro. Ela apontou que alguns dos guardas municipais envolvidos na briga também cometeram crimes de injúria e contra a honra de policiais, mas explicou que só poderá tomar providências de uma representação formal for apresentada. Nenhuma vítima se manifestou até o momento.
No dia da confusão, o sargento reformado Daleimar Moreira negava que atuasse no transporte clandestino de passageiros no centro de Belo Horizonte.
O policial militar que atirou na agente alegou que o disparo foi acidental. Como estava em serviço, ele é investigado em inquérito próprio aberto pela Polícia Militar.
http://noticias.r7.com/minas-gerais/policia-indicia-ex-pm-que-participou-de-briga-com-guarda-baleada-no-rosto-21022015
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2015/02/policia-indicia-ex-pm-que-participou-de.html#sthash.PhoYerY3.dpuf
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
PRÉVIAS CARNAVALESCAS TÊM DATAS DEFINIDAS E ANIMAM FOLIÕES DE GARANHUNS
Blocos começam a desfilar no dia 07 de fevereiro
Mantendo a tradição de anos anteriores, Garanhuns realiza, em 2015, cinco prévias carnavalescas. Os blocos, que antecedem a programação oficial dos dias de Carnaval, irão desfilar entre os dias 07 e 13 de fevereiro. A reunião de planejamento, realizada ontem (27), na sede da Secretaria de Cultura, contou com a presença de representantes dos blocos, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Conselho Tutelar, Polícia Militar (PM) e da própria Secretaria de Cultura.
O bloco ‘O Coveiro’ é o primeiro do calendário festivo, e sairá do Bar do Evaristo, localizado no bairro Boa Vista, às 20h do dia 07 de fevereiro, passando pelo Cemitério São Miguel e encerrando o desfile na praça Dom Pedro II. O bloco ‘Consciência na Cabeça e Frevo no Pé’ terá concentração no Relógio das Flores, no dia 11 de fevereiro, saindo às 17h com destino à Praça Cultural Mestre Dominguinhos – o grupo contará com oito bonecos gigantes e a Orquestra Manoel Rabelo.
No dia 12, dois blocos vão animar os foliões. O ‘Bloco da Saúde’, que sairá às 9h do Relógio das Flores, e o ‘Donzelos do Magano’, que vai se concentrar na rua Dom Aquino Correia. O primeiro terá um minitrio com a Orquestra Manoel Rabelo e espera a participação de amis de 600 pessoas. Já o segundo, realizado no bairro Magano, fará um percurso, a partir das 20h, em todo o bairro.
Na sexta-feira (13), o bloco ‘Virgens de Garanhuns’ promete surpreender. Com dois trios elétricos saindo às 20h da avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis, o tradicional bloco encerra o calendário pré-carnavalesco e, ao mesmo tempo, abre a programação oficial de carnaval, que será realizada entre os dias 14 e 17 – que inclui a oitava edição do Garanhuns Jazz Festival e o carnaval nos bairros, contando com escolas de samba, maracatu, batuqueiros e shows de palco (com divulgação em breve).
Texto: Cloves Teodorico
Fotos cedidas por Ana Paula Ferreira: moderadora do grupo Viva Mais Garanhuns
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)
Fotos cedidas por Ana Paula Ferreira: moderadora do grupo Viva Mais Garanhuns
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)
Comandante da GMN participa de cerimônia de posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros
![]() |
| Comandante da GMN, João Gilderlan, ao lado do novo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Otto, e do subcomandante do GAAM/GMN, CGA Elson. |
O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), João Gilderlan Alves de Sousa, participou, ao lado do subcomandante do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, CGA Elson, da cerimônia de transmissão de cargo do comando do Corpo de Bombeiros Militar do RN, que ocorreu na manhã dessa terça-feira (27). Na oportunidade, o comandante Gilderlan representou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Paulo César Ferreira da Costa.
Na solenidade o Coronel Elizeu Lisboa Dantas passou o cargo de comando oficialmente ao Coronel Otto Ricardo Saraiva de Souza, indicado pelo governador para assumir a gestão da instituição. O novo comandante incorporou nas fileiras da corporação em fevereiro de 1988.
O comandante Gilderlan parabenizou o coronel Otto Ricardo e desejou êxito na nova missão de chefia do Corpo de Bombeiros Militar. “Certamente o coronel Otto vai cumprir sua missão com sucesso e isso nós sabemos por conhecermos a competência e a motivação de fazer bem feito”, disse. O comandante da GMN também lembrou que o coronel Otto contribuiu com a Guarda Municipal como instrutor em cursos realizados na instituição.
A cerimônia foi realizada no Quartel General do Corpo de Bombeiros Militar do RN e contou com a participação do governador Robinson Faria, do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, secretários de Estado, representantes de instituições civis e militares, entre outras autoridades.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Estágio de Qualificação para 62 guardas municipais inicia na próxima segunda-feira
![]() |
| Curso vai ser realizado com 62 guardas municipais |
O Subcomando de Instrução da Guarda Municipal do Natal vai iniciar na próxima segunda-feira (02) o Estágio de Qualificação para Manutenção do Porte de Arma de Fogo dos Agentes da GMN. As instruções vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), situado na Praia do Meio.
Nesse ciclo serão formadas duas turmas com 31 guardas municipais em cada uma, sendo as instruções ministradas no turno matutino (7h40 às 11h50) e noturno (18h15 às 21h55). A capacitação vai contar com uma carga horária de 20h com cinco dias de treinamento, onde serão abordadas as disciplinas de Rádio Transmissor Portátil e Código “Q”; Estudo de Caso Voltado para Resolução de Conflito; Saúde e Segurança Pública; Relações Humanas no trabalho; e Aspectos Sociais e Culturais da Cidade de Natal.
De acordo com o subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, uma relação com 62 guardas municipais que devem participar da capacitação foi publicada noBoletim Geral número 005/2015. “Já divulgamos os nomes dos agentes que devem realizar a opção do turno do curso e aquele que não optar será automaticamente inserido pelo Comando da GMN em uma das turmas da capacitação”, alertou.
Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
GCM de Santo André SP, recebe 100 armas de choque
O efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André recebeu ontem 100 armas Spark (pistola de eletrocondutividade) enviadas pelo Ministério da Justiça, por meio do programa federal Crack, É possível Vencer. A parceria permitiu à administração municipal uma economia de R$ 320 mil em equipamentos.
O artefato pode ser acionado por, no máximo, cinco segundos, sendo programada para desligar automaticamente após esse período. É isso o que a difere da pistola taser, que pode fazer disparos em série e, mesmo definida como não letal, passou a ser questionada depois de provocar duas mortes em 2012 – do estudante brasileiro Roberto Laudisio, 21 anos, morto na Austrália, e Carlos Barbosa Meldola, 33, em Santa Catarina.
Ao ser disparada, a Spark emite dois dardos – com polo positivo e negativo – que, ao acertar o suspeito ou infrator, continuam ligados à arma por fios metálicos, ocasionando o fechamento de um circuito de energia, denominado de arco voltaico.
A pessoa atingida, então, perde por algum tempo o controle da musculatura, sendo possível fazer a imobilização. “Quando o suspeito não estiver portando arma de fogo, e estiver apenas com a resistência física ou com algum outro armamento, poderemos empregar a Spark, se necessário”, explicou o subcomandante da GCM, Rogério Durante.
Ele ressalta que, com os equipamentos, a tendência é de redução da letalidade nas ações da corporação. “De 2012 para cá, há um registro de alta de 15% nos confrontos armados, devido ao aumento da criminalidade e à resistência do criminoso, o que impele o agente a fazer uso da arma de fogo para defender sua vida ou a de terceiros. Com o Spark, o revólver vai ser sempre o último recurso que o guarda vai utilizar. A vida será preservada e a segurança jurídica do profissional também, porque não tem o risco de responder por um crime que possa cometer em ocorrência”, concluiu Durante.
Para utilizar a pistola elétrica, os guardas receberam treinamento no Centro de Formação da GCM.
http://www.dgabc.com.br/Noticia/1117029/gcm-de-santo-andre-recebe-100-armas-de-choque?referencia=ultimas
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2015/01/gcm-de-santo-andre-recebe-100-armas-de.html#sthash.4o9WM4dc.dpuf
Belo Horizonte negocia treinamento com a PM que viabiliza porte de armas para guardas municipais
Administração municipal informou que caso a situação não seja viável, a administração municipal vai buscar outras instituições militares para o mesmo fim.
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, na noite desta terça-feira, que negocia com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a realização de treinamento para porte de arma aos Guardas Municipais da capital mineira. A demanda dos agentes voltou a ser discutida depois que uma servidora foi atingida por uma bala de borracha durante uma confusão entre guardas e a PM no Centro. Uma comissão será formada para discutir o plano de carreira da corporação. Nesta quarta-feira, uma assembleia será realizada na Praça da Estação onde serão discutidas as medidas apontadas pela administração municipal. A greve não foi descartada.
As negociações entre a Guarda Municipal e a PBH voltou a ficar intensa desde a última quinta-feira, quando aconteceu a confusão durante uma ocorrência no Centro de BH. Nessa segunda-feira, guardas municipais e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) encontraram com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alexsander Costa Grego, e o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Gleison Pereira de Souza, para discutir algumas reivindicações.
A principal delas é sobre o porte de armas. Em nota, enviada nesta terça-feira, a PBH informou que já está “em contínuo esforço para viabilizar, o mais breve possível, convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais visando à realização de curso de treinamento para porte de arma”. Caso a situação não seja viável, a administração municipal vai buscar outras instituições militares para o mesmo fim.
Outro ponto questionado pelos guardas é o plano de carreira. Atualmente, os cargos em comissão e de comando são ocupados por militares reformados, o que desagrada os servidores. A PBH informou que será montado um grupo de trabalho com membros das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Informação, por meio da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, de Segurança Urbana e Patrimonial e com a participação de guardas, para discutir mudanças na legislação municipal.
Conforme a Prefeitura, o grupo deverá concluir seus trabalhos até o final do primeiro semestre deste ano, prazo limite também para que o cargo de comandante passe a ser ocupado por guarda municipal de carreira.
Assembleia
As medidas apresentadas pela Prefeitura serão levadas para discussão na assembleia dos guardas municipais marcadas para esta quarta-feira às 9h na Praça da Estação. Os servidores não descartaram entrar em greve.
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/01/20/interna_gerais,609941/pbh-negocia-treinamento-com-a-pm-que-viabiliza-porte-de-armas-para-gua.shtml
- See more at: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2015/01/belo-horizonte-negocia-treinamento-com.html#sthash.zD6DvGkB.dpuf
IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DO BINÁRIO SÃO JOSÉ É INICIADA
A expectativa é que a instalação seja concluída em 40 dias
Iniciou na noite dessa terça-feira (20) a implantação da sinalização de trânsito do bairro São José, em Garanhuns. A ação faz parte da conclusão das obras do binário de São José – projeto iniciado em 2013 com a proposta de dar maior fluidez ao trânsito -, e deverá ser concluída em até 40 dias. Ao todo, nove vias receberão a pintura de faixas de pedestre, vagas de estacionamento e placas sinalizadoras. Na fase final, serão instalados semáforos. De acordo com a diretoria de Tecnologia e Engenharia da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), seis operários estão escalados para trabalhar no período noturno das próximas semanas, tendo o suporte da Secretaria de Serviços Públicos e Obras.
O binário vai alterar os circuitos dos veículos. As ruas Bernardino Guimarães e Barreto Coelho passarão a ter mão única no sentido Capitão Pedro Rodrigues/Francisco Branco. Já as ruas Jerônimo Gueiros e Mariápolis passarão a ser o sentido oposto: Francisco Branco/Capitão Pedro Rodrigues. As principais ruas do bairro também sofrerão mudanças. A rua Capitão Pedro Rodrigues será apenas utilizada para quem estiver descendo no sentido centro da cidade e a rua Francisco Branco para quem sobe.
Serviços de recapeamento asfáltico e implantação de pavimentação foram concluídos ainda no ano passado – primeira fase do projeto. As obras, executadas pela Construtora Ancar LTDA, com o acompanhamento da Secretaria de Planejamento (Seplan), também contribuíram para melhorias de mobilidade urbana e no acesso às residências do bairro e ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Um sistema de drenagem das águas de chuva e das águas servidas também foi implantado no bairro.
Texto e fotos: Cloves TeodoricoInformações para a imprensa:(87) 3762.0109 (Secom/PMG)
GCM de Limeira aumenta produtividade com mais flagrantes e nº de presos
A Guarda Civil Municipal aumentou a produtividade em todas as ocorrências atendidas no ano passado. Os destaques ficaram para o número de flagrantes e apreensões de adolescentes, com alta de 45,12%, subindo de 297 ocorrências em 2013 para 431, e de pessoas presas, indo de 224 para 340 – um acréscimo de 51,79%. Somado ao número de adolescentes apreendidos, foram 514 detidos, uma média de um criminoso preso e/ou apreendido a cada 17 horas.
Os resultados mostram uma nova postura da GCM desde que o prefeito Paulo Hadich assumiu a prefeitura em 2013, segundo o secretário de Segurança Púbica e Defesa Civil, Maurício Miranda de Queiroz. “O ano retrasado foi de muito planejamento e começamos a investir forte em segurança, o que vem surtindo efeito”, afirmou.
Como exemplo, o secretário citou a vinda de mais veículos para auxiliar no policiamento preventivo, com 30 viaturas auxiliando no patrulhamento, a contratação de mais guardas-civis municipais, com 320 homens e mulheres compondo o efetivo, e, mais recentemente, o início do funcionamento da Muralha Digital, que conta com 41 câmeras inteligentes para monitorar pontos estratégicos da cidade.
“As câmeras estão operando e já obtivemos resultados positivos. Também estamos investindo bastante no treinamento dos GCMs”, disse Queiroz. Outra novidade implantada no ano passado foi a criação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), que reúne representantes das forças policiais, secretarias municipais e conselhos para discutir estratégias de segurança.
Em paralelo, existe uma melhor comunicação com a GCM por meio do telefone 153, que passou a ser gratuito. O número de boletins de ocorrência registrado pela GCM aumentou de 931 em 2013 para 1.551 no ano passado, 66,6% a mais, chegando a 2.482 BOs em dois anos.
TRÁFICO
O combate às drogas também foi intensificado. A quantidade de entorpecentes apreendida pulou de 79 kg para 553,8 kg, uma alta de 600%, bem como o valor estimado tirado das ruas, que chegaria a R$ 11 milhões em 2014 contra R$ 1,58 milhão do ano anterior. Do mesmo modo, houve um aumento de 23,94% no número de flagrantes de tráfico, que passaram de 213 para 264 no comparativo entre 2013 e 2014.
A GCM ainda dobrou o número de armas de fogo apreendidas, retirando das ruas 22 armas no ano passado contra 11 do ano anterior, e aumentou em 54,84% a apreensão de caça-níqueis, com 192 máquinas localizadas no ano passado, enquanto em 2013 foram 124.
“Para este ano, esperamos manter o ritmo de trabalho. Há vários projetos em andamento para melhorarmos ainda mais os números”, declarou o secretário.
Números apontam intensificação no policiamento da Guarda Municipal de Aracaju (SE)
Passados exatos dois anos de gestão do prefeito João Alves Filho, já é possível constatar que o compromisso em melhorar a segurança nos espaços públicos municipais é uma realidade. Os números revelam o impacto das ações empreendidas pela Prefeitura, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA): os dados indicam um aumento de 46% nos flagrantes registrados no ano passado, em comparação com 2013, quando foram contabilizadas 283 ocorrências. Intervenções em ações de roubos, furtos, tráfico de entorpecentes encabeçam os resultados estatísticos, representando mais de 57% das 413 ocorrências em 2014.
A maior incidência de flagrantes foi registrada nos terminais de integração, mercados municipais, praças e nos grandes eventos, como o Forró Caju, que totalizaram, juntos, 200 ocorrências. Ao longo dos dois últimos anos, a GMA deteve cerca de mil pessoas na prática na atos ilícitos, sendo 413 detidos em 2013 e 585 no ano passado. Deste total, 23% foram adolescentes em conflito com a lei.
No tocante às apreensões, a GMA recuperou 24 veículos em 2014, uma quantidade três vezes maior do que a de 2013. Ainda no ano passado, os guardiões apreenderam 22 armas de fogo, um número cinco vezes maior do que o registrado no período anterior. Já a quantidade de drogas apreendidas duplicou de um ano para o outro, sendo 662 unidades em 2013 e 1333 em 2014.
De acordo com o diretor geral coronel Enilson Aragão, as diversas operações deflagradas pela GMA, a consolidação dos grupamentos, a implantação da base da Ronda da Capital (Rondac) no Médici, bem como a política de valorização dos recursos humanos por meio de ações motivacionais e capacitação continuada contribuíram para esse crescimento da instituição. Acrescenta-se a essa evolução, a criação da Ronda Escolar, da Ronda dos Mercados (Rondam) e o ineditismo da segurança no Forró Caju, com a GMA como protagonista na segurança interna do evento.
Para o coronel Enilson, a principal missão da GMA no combate à violência é atuar de forma integrada aos demais órgãos de segurança. "Com o advento e edição da Lei 13.022/2014, o Estatuto das Guardas Municipais, a Guarda de Aracaju assume um papel fundamental no cenário da segurança pública, uma vez que há a consolidação e a materialização das diretrizes impostas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em um dispositivo legal que determina e amplia a atuação do órgão, de maneira integrada, compartilhada e com uma visão social prospectiva", afirmou.
Novidades para 2015
A partir deste ano, a GMA passa a contar com um novo sistema informatizado de monitoramento para o registro dos atendimentos telefônicos e das intervenções solicitadas pela população através do 153. De acordo com o guarda municipal (GM) Lidemarques Menezes, que é responsável pelo Setor de Estatística, uma das propostas é incluir na base de dados as demandas que a instituição atende a partir do acionamento feito através da Central de Comunicação e Videomonitoramento da GMA.
"Esse sistema possibilitará entender melhor a dinâmica das demandas dos populares, que buscam a intervenção da GMA a partir do nosso número de emergência, o 153. A partir daí, vamos obter informações importantes como os locais onde as pessoas mais solicitam a GMA, os motivos destas solicitações, entre outras", explicou o GM Lidemarques.
O objetivo principal é mapear pontos estratégicos que exijam uma maior atenção da Guarda Municipal. "A partir daí será possível conhecer objetivamente o trabalho da instituição, auxiliando no planejamento e na gestão ", completou o guarda.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
PM de Belo Horizonte (MG) tem atitude vergonhosa, cabo atira no rosto de guarda municipal feminina com bala de borracha um GUARDA MUNICIPAL que tentou protege-lá foi foi espancado e preso
Agente foi baleada na frente da rodoviária, Cabo da PM que atirou foi detido, assim como sargento reformado pivô do caso.
"LILIAN", brutalmente agredida internada no Hospital Odilon Behrens


A guarda municipal Lilian Emiliano de Oliveira, de 28 anos, ficou ferida na tarde desta quinta-feira (15) após ser atingida no rosto por uma bala de borracha durante uma confusão que foi iniciada por policiais militares no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, no Centro da capital. Outro agente, que também estava na ocorrência acabou detido de forma arbitrária. Os Guardas Municipais Pina, Eliezer e Peixoto abordaram o sargento reformado Daleimar Hilario Moreira fazendo transporte irregular de passageiros no terminal rodoviário da capital.
O militar respondeu aos Guardas de maneira ríspida, segundo o uso progressivo da força, foi dada nova ordem de parada, contudo não obteve-sê êxito, dessa forma, o Guarda Eliezer colocou a mão no elemento e este reagiu com uma cotovelada que atingiu o rosto do Guarda Municipal. Diante do desacato e da agressão ao agente público, ainda foram dadas mais duas ordens para que o elemento colocasse as mãos na cabeça e cessasse a injusta agressão, contudo ainda assim, ele investiu contra a integridade física dos Guardas , sendo assim foi necessário o uso do "TASER", pelo Guarda Pina.
Após o elemento se recuperar, ele solicitou aos Guardas que fizesse uma ligação telefônica, após essa ligação, chegou uma viatura da Polícia Militar, composta dos policias : Sargento Julio Cesar Machado Ribeiro, Cabo Gustavo e Cabo Paiva, estavam visivelmente alterados, nervosos e com armas em punho realizando ameaças contra os Guardas.
Diante da situação, o Guarda Eliezer tentou explicar aos policias o que havia acontecido, entretanto foi respondido pelo cabo Gustavo: " Você não é minha nega, vai pra puta que te pariu e vai tomar no cu " enquanto isso o sargento Julio Cesar cortou o fio do dardo e pronunciou que iria dar voz de prisão aos Guardas Municipais.
Nesse tumulto outros Guarda Municipais foram agredidos, inclusive o Guarda Municipal: " PEIXOTO", foi agredido por chutes e uma gravata no pescoço feita pelo Sargento Aurélio, nesse momento outras viaturas da PM já haviam chegado onde o Cabo GUSTAVO, apontou uma arma de fogo, cal. 12 em direção aos Guardas Municipais, realizou mira e disparou na direção da cabeça da Guarda: "LILIAN", sendo que está esta internada no Hospital Odilon Behrens, ela foi transferida para o Hospital João XXIII.
Mesmo com a Guarda ferida, as agressões não cessaram e ainda assim, outros Guardas Municipais foram agredidos pelos Policiais Militares que estavam em apoio ao elemento.
A Guarda ferida de forma covarde foi socorrida por um taxista que foi solicitado por outros Guardas Municipais.
O Guarda Peixoto foi algemado de forma arbitrária e encaminhado por Policiais Militares à Ceflan 2À, sendo que os Policias Militares tomaram seu "TASER" e seu rádio, e o sargento reformado da Polícia Militar, o : DALEIMAR HILARIO MOREIRA, que estava detido e sendo conduzido pela Guarda Municipal, foi retirado da custódia dos Guardas e ficou os Policiais Militares.
O policial reformado que deu início ao tumulto e o cabo da PM que atirou com a bala de borracha foram detidos.
Sargento reformado Daleimar Hilario Moreira
Estado de saúde
A bala atingiu o rosto da guarda municipal e saiu do outro lado. Ela fraturou a mandíbula e quebrou três dentes. Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Odilon Behrens, ela está bem e o estado dela é estável.
A guarda já realizou uma tomografia e foi transferida para o Hospital de Pronto-socorro João XXIII, onde passará por uma avaliação plástica. Após a avaliação, a agente retornará ao Odilon Behrens, onde seguirá internada e em observação.
Família
Lilian é mãe de uma menina de 11 anos e é filha de um inspetor da Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova. A mãe dela esteve no hospital e muito abalada não conversou com a imprensa.
A bala atingiu o rosto da guarda municipal e saiu do outro lado. Ela fraturou a mandíbula e quebrou três dentes. Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Odilon Behrens, ela está bem e o estado dela é estável.
A guarda já realizou uma tomografia e foi transferida para o Hospital de Pronto-socorro João XXIII, onde passará por uma avaliação plástica. Após a avaliação, a agente retornará ao Odilon Behrens, onde seguirá internada e em observação.
Família
Lilian é mãe de uma menina de 11 anos e é filha de um inspetor da Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova. A mãe dela esteve no hospital e muito abalada não conversou com a imprensa.
Assinar:
Comentários (Atom)













