![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFGzEd4kh5ZhufMyoFPsAxw74XtZTzTIcOCB3B4blbmC-oNTF9UYLuz_nqEbHfLU8I-kXuDeSg4UIn8EAlvqs2sDhpu9WzMnGJGaUfNHUBQOirRa4i-osrLdeCPpOk-S3LeoEN4EFtx2c/s1600/ImageProxy+(2).jpg)
O credenciamento dos agentes permitirá que o estágio de qualificação profissional obrigatório a todos os guardas da corporação, realizado anualmente, seja ministrado pelos novos instrutores. “Isso representará uma economia significativa aos cofres públicos, já que não será mais necessária a contratação de uma empresa terceirizada que ofereça o treinamento aos demais guardas”, lembra o secretário de Segurança Pública, Claudinei Cunha.
Os dois agentes (Santos e Augusto) passaram por um curso de 80 horas na cidade de Itu-SP para estarem aptos ao credenciamento da Polícia Federal. De acordo com um dos agentes aprovados no credenciamento, Inspetor Santos, o primeiro dia de avaliação contou com prova escrita e teórica, quando foram avaliados os conhecimentos sobre a legislação e demais assuntos relacionados a armas de fogo, com exigência de acerto em pelo menos 70% das questões.
Já no segundo dia, durante as provas práticas, quando os participantes tiveram que demonstrar habilidade prática com disparos de armas de fogo, exigiu-se o aproveitamento mínimo de 60% dos disparos. No terceiro e último de avaliação, houve prova oral e demonstração de habilidade em desmontar e montar armas de fogo, além de simulação de uma instrução para uma linha de tiro composta por policiais federais, também com exigência de 70% de aproveitamento.
Não houve necessidade de avaliação psicológica pelo fato de as Guardas Civis Municipais realizarem esse tipo de exame periodicamente e os avaliados já pertenceram ao quadro da corporação em seus respectivos municípios. Ao final do treinamento, somente 37 dos 140 inscritos concluíram os testes e foram aprovados no curso de credenciamento.
Investimento na Segurança Pública Municipal
No final de janeiro, o prefeito Saulo Pedroso sancionou um plano de carreira para os profissionais da Guarda Civil Municipal de Atibaia. Com a medida, a Administração Municipal criou um importante mecanismo de valorização dos guardas civis municipais, inclusive deixando as fileiras da corporação mais atrativas para futuros profissionais.
Já em março, a Prefeitura adquiriu novos veículos para a Guarda Civil Municipal de Atibaia – Secretaria de Segurança Pública. As novas viaturas – duas “SUV” (modelo Hilux), totalmente equipadas – foram adquiridas com recursos próprios da Administração Municipal. Os veículos entraram em operação pela ROMU – Rondas Ostensivas Municipais, uma equipe de apoio especial que foi implantada em Atibaia, a exemplo de outros municípios, atuando na abordagem de suspeitos e no patrulhamento preventivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário